George MacDonald (1824-1905), romancista e poeta escocês, nasceu em Huntly, Aberdeenshire. Seu pai, um fazendeiro, era um dos Macdonalds de Glencoe e descendente direto de uma das famílias que sofreram no massacre. A juventude de Macdonald foi passada em sua cidade natal, sob a influência imediata da Igreja Congregacional e em uma atmosfera fortemente impregnada de calvinismo. Ele se formou na Universidade de Aberdeen e migrou para Londres, estudando no Highbury College para o ministério Congregacional. Em 1850, foi nomeado pastor da Igreja Congregacional da Trindade, Arundel, e, depois de renunciar à sua cura por lá, estava envolvido em um trabalho ministerial em Manchester. Sua saúde, no entanto, era desigual à tensão e, após uma curta permanência em Argel, estabeleceu-se em Londres e adotou a profissão de literatura. Em 1856, ele publicou seu primeiro livro, Within and Without, um poema dramático; seguindo-o em 1857 com um volume de poemas, e em 1858 pelo "romance das fadas" Phantastes. Seu primeiro sucesso conspícuo foi alcançado em 1862 com o romance David Elginbrod, o precursor de uma série de romances populares, que incluem Alec Forbes de Howglen (1865), Anais de um bairro tranquilo (1866), Robert Falconer (1868), Malcolm (1875), O Marquês de Lossie (1877) e Donal Grant (1883). Foi editor de tempo de Boas Palavras para os Jovens e deu palestras com sucesso na América em 1872-1873. Ele escreveu histórias admiráveis ​​para os jovens e publicou alguns volumes de sermões. Em 1877, ele recebeu uma pensão civil. Ele morreu em 18 de setembro de 1905.

Tanto como pregador quanto como conferencista sobre temas literários, a sinceridade e o entusiasmo moral de George Macdonald exerceram grande influência sobre mentes pensativas. Seu verso é caseiro e direto, e marcado por fervor religioso e simplicidade. Como retratista da vida camponesa escocesa na ficção, ele foi o precursor de uma grande escola, que se beneficiou de seu exemplo e superou seu líder original em popularidade. O tom religioso de seus romances é aliviado pela tolerância e um amplo espírito de humor, e as emoções mais simples da vida humilde são tratadas com simpatia.

De sua literatura para adultos, Phantastes: Um Romance das Fadas para Homens e Mulheres (1858) e Lilith (1895) são bons exemplos. Embora seu livro mais conhecido para crianças seja At the Back of the North Wind - Na parte de trás do vento norte (1871), seus melhores e mais duradouros trabalhos são A princesa e o Goblin (1872) e sua sequência The Princess and Curdie (1873).

George Macdonald é conhecido por ter sido mentor de Lewis Caroll, além de ter influenciado grandes escritores cristãos como Chesterton, C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.